domingo, 14 de outubro de 2007

Aos mestres

Lembro pequena ainda
minha farda impecável,
o lápis apontado,
os colegas
e meu companheiro, o caderno.
Lemrbo a escola, o primeiro dia de aula,
meu coração em festa.
Recordo a minha cartilha,
a primeira, o alfabeto
e mais que tudo, não esqueço,
A MINHA QUERIDA MESTRA.
Bons tempos aqueles,
estudar era uma alegria,
ensinar, um ato de nobreza
professor era acolhido
tratado com singeleza,
personagem importante em seu contexto.
Guia da comunidade,amado e respeitado.
hoje, tempos modernos,
professor virou piada,
salários braixos, atrasados,
corendo de escola em escola,
mesmo assim endividados.
Os bancos da faculdade,
as noites passadas em claro,
os neurônios são a arma
usadas nesse trabalho.
quase sempre me pergunto
para que tanto estudo?
Alunos que não respeitam
essa digna profissão
a sociedade não houve
o grito para a nação
lançado por uma classe
querendo a qualquer preço
despertar o interesse
pra real educação.

Aos meus queridos mestres quis seguir
hoje, sou um deles,
faço da minha profissão meu estandarte
porém, vejo-me desmotivada,
tantas vezes desacreditada, cansada,impotente,
um ponto minúsculo nesse oceano de problemas.
Represento uma classe
vanguarda da utopia
vivendo em uma nação
que, infelizmente valoriza o medíocre
e descarta a educação.
Mas o que aprendi com os antigos mestres
nos bancos daquela escola
me faz sentir gente
neste país desumano
sou fruto daquele grão
plantado por tantas mãos.

Hoje Dia do Professor quero agradecer àqueles que ternamente me ensinaram a ser gente. Obrigada aos meus mestres que um dia, talvez distante me ensinaram a viver.

Parabéns a todos os professores do Brasil e em especial a Madrinha Alzemar e Madrinha Tanina, minhas duas mestras, educadoras no maior sentido da palavra.

Nenhum comentário: